Hall of Fame

CONHEÇA AS NOSSAS IGUARIAS
NOMEADAS PARA AS 7 MARAVILHAS
DE PORTUGAL
 

CONHEÇA AS NOSSAS IGUARIAS NOMEADAS PARA AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL 

Queijo de figo

PREMIADO COMO FINALISTA DISTRITAL NAS 7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL NA CATEGORIA DOCES DE TERRITÓRIO

O queijo de figo é um dos doces tradicionais mais conhecidos do Algarve, confecionado à base de figo seco e amêndoa, a que, normalmente, se juntam sabores e aromas como a erva-doce e a aguardente de medronho.

Algarvias

NOMEADO PARA AS 7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL NA CATEGORIA DOCES DE INOVAÇÃO

As Algarvias, embora resultem duma receita inovadora, utilizam matérias-primas como a amêndoa, o figo e a alfarroba, cujas árvores caracterizam a paisagem do Algarve, uma região em que os frutos secos desempenharam, desde a Idade Média, um papel importante na economia local.

Portimonense

NOMEADO PARA AS 7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL NA CATEGORIA BOLO DE PASTELARIA

É uma receita “recuperada” por João Águas, da pastelaria Delícias de Portimão, que recriou este bolo baseado nas memórias do sabor que os Portimonenses tinham na sua infância, na década de 1990, quando eram confecionados em várias pastelaria de Portimão. Contudo, a receita original parece ter desaparecido com as antigas doceiras da região e este novo Portimonense foi recriado, unicamente através da memória do paladar.

Pudim da Terra

NOMEADO PARA AS 7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL NA CATEGORIA DOCE DE COLHER E DOCE À FATIA

Este pudim alia, equilibradamente, diferentes texturas e é decorado com os produtos da terra, matérias-primas da doçaria regional algarvia, como sejam o fruto e a flor da amendoeira, a alfarroba, os gomos de laranja e de limão e o pau de canela.

Os nossos prémios